Atendendo ao pedido do prefeito Claudio Finta, que cumpria agenda em Florianópolis, representantes da prefeitura de Corupá e do setor privado se reuniram na quarta-feira (18/outubro/2023) com membros do Procon de Jaraguá do Sul. O encontro ocorreu na ACIAC para compartilhar informações sobre os requisitos para a criação e implementação do Órgão de Defesa do Consumidor em Corupá.
Na cidade vizinha, que conta com uma população de mais de 180 mil habitantes, o Procon possui uma equipe de 14 funcionários, incluindo diretor, fiscais e atendentes, para uma demanda de aproximadamente 600 atendimentos mensais.
Rodrigo Machado, coordenador do Procon de Jaraguá do Sul, esclareceu que o órgão, ao contrário do que muitos pensam, é uma ferramenta que beneficia tanto o consumidor quanto o fornecedor, promovendo a harmonização nas relações de consumo, ressaltando que na maioria dos casos, os problemas são resolvidos de maneira consensual. Ele disse que a maior demanda está relacionada principalmente à telefonia celular e empréstimos consignados, afetando principalmente os idosos. Nestas situações, o Procon mantém um canal de comunicação com as empresas para buscar solução em prol do consumidor.
Sobre o Procon em Corupá, o prefeito Claudio Finta informou que as discussões para sua implementação começaram em maio passado, quando se buscou informações da estrutura necessária. O próximo passo, será a elaboração de um projeto a ser enviado à câmara de vereadores. Para isso, é preciso reservar recursos no orçamento do próximo ano. “A expectativa é ter o Procon em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2024 e assim atendermos a um desejo da comunidade, manifestado através da câmara de vereadores, especialmente, dos vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Felipe Rodrigues, que foram a Jaraguá do Sul para se reunir com o diretor do órgão”, destacou.
Prefeitura Municipal de Corupá.
Diretoria de Comunicação.